Dificuldades da Lingua Portuguesa.
acerca
a cerca
cerca de
há cerca
acerca= advérbio- com referência a - Falei acerca do assunto.
a cerca= artigo + substantivo- A cerca está muito alta.
cerca de= aproximadamente- Ele falou cerca de trinta minutos
há cerca= verbo haver + locução prepositiva=
aproximadamente- Falei há cerca de vinte minutos.
alerta
interjeição- invariável- As sentinelas estão sempre alerta.
ambos
forma dual- evitar usar a forma “ambos os dois”
anexo
adjetivo- Os documentos estão anexos aos requerimentos.
em anexo- expressão invariável- Os documentos estão em anexo.
à toa
à-toa
à toa= adjetivo- Palavras à toa.
à-toa= advérbio- Estou à-toa na vida. (sem rumo)
a
há
ah
A = referência a tempo futuro- Sairei daqui a dez minutos.
Há= referência a tempo passado- Estou doente há 2 dias.
Ah= interjeição – Ah! Como é bom estar em férias
a par
ao par
a par = conhecer, saber – Estou a par de tudo
ao par = igualdade- O dólar está ao par com o real
afim
a fim de
afim = adjetivo- próximo- Ele é meu parente afim.
a fim de =(com a finalidade de) locução prepositiva- Viajou a fim de se esconder.
a princípio
em princípio
a princípio = no começo (tempo) – A principio era o Verbo.
em princípio = concessão, aceitação- Em princípio nada impede que você vá.
ao encontro de
de encontro a
ao encontro de = relação de concordância- A proposta veio ao encontro do meu desejo.
de encontro a = relação de oposição, ou discordância- O carro bateu de encontro ao muro.
a distância
à distância
sem crase no a, quando a distância não for conhecida.
com crase no a, quando a distância for conhecida.
bastante
adjetivo- dando idéia de “suficiente”Havia bastantes pessoas na sala.
advérbio- Dá idéia de intensidade - Os alunos estudam bastante.
conforme
adjetivo- conformado, concorde – Tudo esta conforme com a Lei.(Tudo concorda com a lei)
advérbio- de acordo, segundo- Todos agiram conforme o regulamento.
demais
de mais
ademais
demais = advérbio de modo, intensidade – pronome (os outros)- preposição (além de)
de mais = advérbio de quantidade- Comprei calças de mais.
ademais = além de
descrição
discrição
Descrição = ato de descrever
Discrição = ato de ser discreto
descriminar
discriminar
Descriminar = ato de tirar o crime, deixar de ser crime
Discriminar = mencionar, enumerar, separar dos outros
despercebido
desapercebido
Despercebido = erro não percebido
Desapercebido = desprevenido
exceto
preposição- invariável- Todos saíram, exceto eles.
extra
adjetivo- variável-suplementar
prefixo latino- invariável- além de (Oferta extra especial)
eminente
iminente/
proeminente
preeminente
eminente= ilustre – Todos aplaudiam o eminente professor.
iminente= prestes a acontecer – O colapso da natureza é iminente.
proeminente= saliente- sentido físico – Ele tem um nariz proeminente.
preeminente= ilustre – Orgulha-se do preeminente antepassado.
em vez de
ao invés de
em vez de= em lugar de
ao invés de= ao contrário de
em nível de
a nível de
não usar ”a nível de”
entre mim e você
entre é preposição- rege formas tônicas oblíquas de pronome
estamos
somos
Estamos em dez na sala
Somos dez na classe.
fusível
fuzil
fusível= peça elétrica
fuzil= arma
o grama
a grama
o grama= peso. Comprei duzentos gramas de presunto.
a grama= capim
germinada
geminada
germinada= com germes
geminada- com uma parede em comum.- Moro em casa geminada.
incluso
adjetivo- A documentação está inclusa no envelope
mal
mau
mal=substantivo (bem) advérbio (bem) conjunção (quando, assim que, apenas)-oposto de Bem
mau= adjetivo (bom) substantivo (artigo)- oposto de Bom
mas
mais
más
mas= conjunção adversativa. Ele estudou, mas não passou no teste.
mais= advérbio de intensidade- Quero mais espaço!
más= adjetivo plural feminino de mau- Elas são más.
mandato
mandado
mandato= político- O mandato do governador termina amanhã.
mandado= segurança. Expediu-se um mandado de busca e apreensão.
o moral
a moral
o moral= ânimo
a moral= regras de conduta
meio
numeral= variável- Comprei meio quilo de café.
advérbio= invariável- Estou meio cansada.
menos
advérbio- não se flexiona- Há menos decisões a serem tomadas.
mesmo
adjetivo- variável- Ela mesma se entregou.
advérbio- invariável- justamente- Livro raro, mesmo, é aquele
morar em
não se usa a forma “morar a”
obrigado
adjetivo- variável – Obrigado , obrigada, obrigados, obrigadas – Usar comforme o contexto da frase
onde
aonde
donde
onde= verbos estáticos, de repouso- lugar- Não sei onde estou.
aonde= verbos de movimento- Aonde vai você?
donde (de onde)= idéia de afastamento – Não sei donde vem esse rio
possível
adjetivo- variável
expressão invariável= “o mais possível”
para eu
para mim
antes do verbo no infinitivo usa-se EU
Ele pediu para eu ler o texto
em outros casos use-se mim.
Ele deu o livro para mim.
pedir para
pedir que
pedir para= licença – Pediu para sair pois queria telefonar
pedir que= quando não é licença – Pedimos que desliguem seus celulares
personagem
usa-se a ou o
Foi o (ou a) melhor personagem daquele ator.
preferir a
preferir isto a isto
Prefiro samba a ache – Prefiro azul a verde.
propositadamente
não se usa a forma propositalmente
quite
particípio passado do verbo quitar- flexiona-se
Estamos quites com o serviço militar.
ratificar
retificar
ratificar= confirmar – O acordo comercial foi ratificado ontem.
retificar= corrigir – Para evitar enchentes temos que retificar o rio.
russa
ruça
russa= da Rússia
ruça= ruim
residir em
residir em e não a – Resido em São Paulo na (em+a) Penha
salvo
adjetivo= livre- variável.
Por enquanto estamos salvos
preposição= exceto- invariável
Esta tudo certo, salvo o relatório semanal
só
adjetivo= sozinho- flexão de número
advérbio= somente- invariável
senão
se não
senão= conjunção adversativa- em caso contrário- Cala a boca, senão aparece a polícia.
se não= conjunção condicional (se) e advérbio de negação (não)-Se não fosse Van Gogh, o que seria do amarelo?
sequer
se quer
sequer= advérbio- a menos, pelo menos
Não tive sequer uma indicação.
se quer= conjunção se + 3ª pessoa do verbo querer- Se quer, pode partir.
sobre
sob
sobre= em cima de
sob= debaixo de
seção
sessão
secção
cessão
Seção= divisão – Cada departamento tem sua seção.
sessão= reunião, espetáculo – Gostei da sessão de cinema de hoje.
secção= cortar – O cirurgião fez a secção do tumor.
cessão= ato de ceder – A cessão de direitos autorais depende do autor.
sortir
surtir
surtar
sortir= abastecer
surtir= produzir
surtar = sofrer um surto, um mau momento
todo
todo o
todo= qualquer- Todo viajante gosta de lugares novos.
todo o= inteiro, total- Eu já li todos o livro de poesia.
traz
trás
traz= verbo trazer
trás= preposição- depois de, após
tampouco
tão pouco
tampouco= advérbio negativo- muito menos-Não atendio telefone, tampouco abri a porta.
tão pouco= advérbio de intensidade- Tão pouco tempo é a vida.
tv em cores
Não se usa TV a cores
A TV funciona À eletricidade e EM cores
terraplenagem
terraplanagem
terraplenagem= ato ou efeito de encher de terra uma cavidade
terraplanagem= ato ou efeito de tornar plano
visto
adjetivo- variável
expressão “haja vista”= invariável
vultoso
vultuoso
vultoso= de vulto,grande quantidade
vultuoso= atacado da moléstia vultuosidade
vir
vier
vir= verbo ver- futuro do subjuntivo-Quando eu o vir, darei o recado.
vier= verbo vir- futuro do subjuntivo- Quando vier, traga o agasalho.
Compreensão de Texto
É comum encontrarmos alunos se queixando de que não sabem interpretar textos. Muitos têmaversão a exercícios nessa categoria. Acham monótono, sem graça, e outras vezes dizem: cada um tem o seu próprio entendimento do texto ou cada um interpreta a sua maneira.
No texto literário, essa idéia tem algum fundamento, tendo em vista a linguagem conotativa, os símbolos criados, mas em texto não-literário isso é um equívoco. Diante desse problema, seguem algumas dicas para você analisar, compreender e interpretar com mais proficiência.
1º - Crie o hábito da leitura e o gosto por ela. Quando nós passamos a gostar de algo, compreendemos melhor seu funcionamento. Nesse caso, as palavras tornam-se familiares a nós mesmos. Não se deixe levar pela falsa impressão de que ler não faz diferença. Também não se intimide caso alguém diga que você lê porcaria. Leia tudo que tenha vontade, pois com o tempo você se tornará mais seleto e perceberá que algumas leituras foram superficiais e, às vezes, até ridículas. Porém elas foram o ponto de partida e o estímulo para se chegar a uma leitura mais refinada. Existe tempo para cada tempo de nossas vidas. Não fique chateado com comentários desagradáveis.
2º - Seja curioso, investigue as palavras que circulam em seu meio.
3º - Aumente seu vocabulário e sua cultura. Além da leitura, um bom exercício para ampliar o léxico é fazer palavras cruzadas.
4º - Faça exercícios de sinônimos e antônimos.
5º - Leia verdadeiramente. Somos um País de poucas leituras. Veja o que diz a reportagem, a seguir, sobre os estudantes brasileiros.
Dados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) revelam que, entre os 32 países submetidos ao exame para medir a capacidade de leitura dos alunos, o Brasil é o pior da turma. A julgar pelos resultados do Pisa, divulgados no dia 5 de dezembro, em Brasília, os estudantes brasileiros pouco entendem do que lêem. O Brasil ficou em último lugar, numa pesquisa que envolveu 32 países e avaliou, sobretudo, a compreensão de textos. No Brasil, as provas foram aplicadas em 4,8 mil alunos, da 7a série ao 2º ano do Ensino Médio.
6º - Leia algumas vezes o texto, pois a primeira impressão pode ser falsa. É preciso paciência para ler outras vezes. Antes de responder as questões, retorne ao texto para sanar as dúvidas.
7º - Atenção ao que se pede. Às vezes a interpretação está voltada a uma linha do texto e por isso você deve voltar ao parágrafo para localizar o que se afirma. Outras vezes, a questão está voltada à idéia geral do texto.
8º - Fique atento a leituras de texto de todas as áreas do conhecimento, porque algumas perguntas extrapolam ao que está escrito. Veja um exemplo disso:
Texto:
Pode dizer-se que a presença do negro representou sempre fator obrigatório no desenvolvimento dos latifúndios coloniais. Os antigos moradores da terra foram, eventualmente, prestimosos colaboradores da indústria extrativa, na caça, na pesca, em determinados ofícios mecânicos e na criação do gado. Dificilmente se acomodavam, porém, ao trabalho acurado e metódico que exige a exploração dos canaviais. Sua tendência espontânea era para as atividades menos sedentárias e que pudessem exercer-se sem regularidade forçada e sem vigilância e fiscalização de estranhos.
(Sérgio Buarque de Holanda, in Raízes)
- Infere-se do texto que os antigos moradores da terra eram:
a) os portugueses.
b) os negros.
c) os índios.
d) tanto os índios quanto aos negros.
e) a miscigenação de portugueses e índios.
(Aquino, Renato. Interpretação de textos, 2ª edição. Rio de Janeiro : Impetus, 2003.)
Resposta: Letra C. Apesar do autor não ter citado o nome dos índios, é possível concluir pelas características apresentadas no texto. Essa resposta exige conhecimento que extrapola o texto.
9º - Tome cuidado com as vírgulas. Veja por exemplo a diferença de sentido nas frases a seguir.
a) Só, o Diego da M110 fez o trabalho de artes.
b) Só o Diego da M110 fez o trabalho de artes.
c) Os alunos dedicados passaram no vestibular.
d) Os alunos, dedicados, passaram no vestibular.
e) Marcão, canta Garçom, de Reginaldo Rossi.
f) Marcão canta Garçom, de Reginaldo Rossi.
Explicações:
a) Diego fez sozinho o trabalho de artes.
b) Apenas o Diego fez o trabalho de artes.
c) Havia, nesse caso, alunos dedicados e não-dedicados e, passaram no vestibular, somente, os que se dedicaram, restringindo o grupo de alunos.
d) Nesse outro caso, todos os alunos eram dedicados.
e) Marcão é chamado para cantar.
f) Marcão pratica a ação de cantar.
10º - Leia o trecho e analise a afirmação que foi feita sobre ele.
"Sempre fez parte do desafio do magistério administrar adolescente com hormônios em ebulição e com o desejo natural da idade de desafiar as regras. A diferença é que, hoje, em muitos casos, a relação comercial entre a escola e os pais se sobrepõe à autoridade do professor." (VEJA, p. 63, 11 maio 2005.)
Frase para análise.
Desafiar as regras é uma atitude própria do adolescente das escolas privadas. E esse é o grande desafio do professor moderno.
1 – Não é mencionado que a escola seja da rede privada.
2 – O desafio não é apenas do professor atual, mas sempre fez parte do desafio do magistério. Outra questão é que o grande desafio não é só administrar os desafios às regras, isso é parte do desafio, há também os hormônios em ebulição que fazem parte do desafio do magistério.
11º- Atenção ao uso da paráfrase (reescritura do texto sem prejuízo do sentido original).
Veja o exemplo:
Frase original: Estava eu hoje cedo, parado em um sinal de trânsito, quando olho na esquina, próximo a uma porta, uma loirona a me olhar e eu olhava também.(Concurso TRE/ SC – 2005)
A frase parafraseada é:
a) Parado em um sinal de trânsito hoje cedo, numa esquina, próximo a uma porta, eu olhei para uma loira e ela também me olhou.
b) Hoje cedo, eu estava parado em um sinal de trânsito, quando ao olhar para uma esquina, meus olhos deram com os olhos de uma loirona.
c) Hoje cedo, estava eu parado em um sinal de trânsito quando vi, numa esquina, próxima a uma porta, uma louraça a me olhar.
d) Estava eu hoje cedo parado em um sinal de trânsito, quando olho na esquina, próximo a uma porta, vejo uma loiraça a me olhar também.
Resposta: Letra C.
A paráfrase pode ser construída de várias formas, veja algumas delas.
a) substituição de locuções por palavras;
b) uso de sinônimos;
c) mudança de discurso direto por indireto e vice-versa;
d) converter a voz ativa para a passiva;
e) emprego de antonomásias ou perífrases (Rui Barbosa = A águia de Haia; o povo lusitano = portugueses).
12º- Observe a mudança de posição de palavras ou de expressões nas frases.
Exemplos
a) Certos alunos no Brasil não convivem com a falta de professores.
b) Alunos certos no Brasil não convivem com a falta de professores.
c) Os alunos determinados pediram ajuda aos professores.
d) Determinados alunos pediram ajuda aos professores.
Explicações:
a) Certos alunos = qualquer aluno
b) Alunos certos = aluno correto
c) Alunos determinados = alunos decididos
d) Determinados alunos = qualquer aluno
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